Óleo de chia – Benefícios medicinais e emagrecimento

Pessoas que buscam uma vida saudável e estão sempre ligadas nas novidades que surgem a respeito de alguns alimentos que trazem benefícios para a saúde, com certeza já ouviram falar da chia. Consumir essa semente misturada a vitaminas e sucos já se tornou hábito para muita gente. A farinha é a forma mais popular de encontrar a chia, mas no mercado é possível também encontrar seu óleo, que é super prático e facilita o consumo.

Óleo de chia - Benefícios medicinais e emagrecimento

Foto: Reprodução

Emagreça com o óleo de chia

O maior benefício que o óleo de chia traz é o emagrecimento, essa capacidade já foi comprovada cientificamente. Isso acontece porque a chia é rica em fibras e Ômega 3. Quando as fibras entram em contato com o estômago aumentam de tamanho, causando saciedade por mais tempo e aumentando o tempo da digestão. Já o Ômega 3 protege o sistema vascular e aumenta a rapidez da queima de gordura. Só não devemos esquecer que o óleo não vai fazer nenhum milagre, é preciso combinar o consumo dele com atividades físicas e uma alimentação saudável.

Benefícios medicinais

O grão possui também uma quantidade significativa de vitamina C e dos minerais: Potássio, Magnésio, Zinco, Fósforo e Ferro, além de ter seis vezes mais Cálcio que o leite integral. O nível do colesterol também é reduzido, bem como o da glicemia, durante o tratamento com óleo de chia, que ajuda até a prevenir o envelhecimento das células.

A imunidade é reforçada com o consumo regular da chia, isso aumenta o número de anticorpos e previne o surgimento de vários tipos de doenças. Por ter muito Cálcio, o óleo de chia é indicado para pessoas que sofrem com osteoporose, artrose e artrite. Quem malha ou faz exercícios físicos regularmente pode consumir o óleo e com certeza notará uma melhora no seu desempenho, pois a chia aumenta a resistência física. Por não ser derivado de animais, o óleo de chia é uma boa opção para que é vegetariano ou vegano.

Modo de usar

Consumir o óleo é fácil, você pode utilizá-lo como tempero, acrescentando-o em saladas ou no próprio prato, como é feito com o azeite. O mais recomendado é que ele seja utilizado antes das refeições principais, por isso seu uso é comum no café da manhã e nos pratos que servem como entrada.

A grande quantidade de fibras presente na farinha e nas sementes da chia não são encontrados de forma tão expressiva no óleo. E não esqueça que o óleo de chia é um pouco calórico, então nada de exagerar na quantidade, uma colher de sopa 30 minutos antes do almoço e jantar é suficiente.