Óleo de maracujá – Benefícios e propriedades

A pele é a maior beneficiada com o uso do óleo vegetal de maracujá, um dos mais utilizados na aromaterapia, graças a seu poder de penetrar na pele com facilidade. Quando utilizado misturado com óleos essenciais potencializa o efeito deles e acelera o processo desejado.

O óleo vegetal de maracujá é concebido após a prensagem das sementes da fruta. Como ela é feita a frio consegue passar para o óleo todos os ácidos graxos e as propriedades medicinais contidas nas sementes e pode ser utilizado por até dois anos após a fabricação.

Óleo de maracujá - Benefícios e propriedades

Foto: Reprodução

O maracujá

O maracujá foi batizado pelos índios, seu nome no idioma tupi significa “alimento dentro da cuia”. A fruta apresenta uma variedade enorme de espécies, cerca de 160, mas apenas 60 produzem frutos. A árvore que dá origem ao maracujá é nativa do Brasil, considerado o maior produtor mundial de maracujás, exportando milhares de frutas mensalmente.

Os benefícios do óleo vegetal de maracujá

Os ômegas 3, 6 e 9 são encontrados em grande quantidade no óleo vegetal de maracujá. Isso faz com que o óleo seja um forte aliado no combate a flacidez da pele. Nele são encontradas também propriedades antioxidantes, que evitam o envelhecimento precoce das células.

Várias vitaminas estão presentes no óleo, entre elas vitamina C, vitamina A e várias vitaminas do complexo B, assim como sais minerais como fósforo, zinco e ferro. O uso do óleo é indicado para pessoas de todos os tipos de pele, desde a ressecada até a oleosa, pois ao mesmo tempo em que regula as atividades das glândulas sebáceas promove uma intensa hidratação na pele.

Na aromaterapia o óleo é usando principalmente em massagens e com o intuito de trazer calma e serenidade. Irritação e dores de cabeça são aliviados com o uso do óleo, conhecido como ótimo tranquilizante.

Como usar

O uso mais recomendado do óleo vegetal de maracujá é em massagens, principalmente quando utilizado misturado a óleos essenciais.

Banho – Pode ser utilizado em banhos de imersão, misturado a água, ou durante o banho de chuveiro, passado diretamente na pele. Além de colaborar na hidratação da pele o óleo prepara a pele para receber a loções corporais.

Massagem – Faça uma massagem relaxante de cerca de 15 minutos usando óleo vegetal de maracujá. O óleo pode ser usado para diluir óleos essenciais, pois consegue fazer com que eles sejam absorvidos rapidamente pela pele e funcionem mais rápido. Respeite a medida de 08 gotas de óleos essenciais, que podem ser de até três tipos diferentes, para cada colher de sopa de óleo de maracujá.

Máscara – Misture uma colher de café de óleo vegetal de maracujá, uma colher de café de óleo vegetal de rosa mosqueta e uma gota de óleo essencial de palmarosa. Aplique no rosto e só retire após 30 minutos. Essa máscara facial é ótima para peles com manchas e muito ressecadas.