Óleo de abacate – Benefícios e propriedades

Popularmente, o óleo de abacate é conhecido como forma comum e natural de deixar os cabelos sedosos e brilhantes. Entretanto, o que a maioria desconhece é que seus benefícios vão muito além do que simples funções de melhoria capilar.

Óleo de abacate - Benefícios e propriedades

Foto: Reprodução

 

Benefícios do óleo de abacate

O óleo de abacate pode ser poderoso aliado na prevenção e tratamento de diversas enfermidades. Possui altos níveis de beta-sitosterol e ácido oleico (uma gordura monoinsaturada) que controla proporções tanto do colesterol bom, quanto do colesterol ruim. Sendo assim, amigo do coração: previne doenças do coração.

O beta-sitosterol presente no óleo de abacate não serve apenas para o coração. Também vem a reduzir bastante as chances do homem desenvolver problemas de próstata, tais como câncer e hipertrofia prostática benigna, a partir de seu consumo.

Além do mais, se você deseja emagrecer, associar o óleo de abacate a uma dieta saudável é de extrema valia. Mais uma vez entra os benefícios do beta-sitosterol, já citado, que se associa com gorduras saturadas e impede a absorção das mesmas pelo organismo. Este óleo poderoso também possui a vantagem de reduzir os níveis de cortisol no corpo do indivíduo e impede o acúmulo de gorduras localizadas no abdome. O cortisol nada mais é do que o hormônio responsável pela constante necessidade de comer, ou seja, a compulsão alimentar.

Ainda ultrapassando todas essas vantagens já citadas, o óleo de abacate associado com outras medicações age como coadjuvante na redução da glicose no sangue, prevenindo o diabetes, sem contar o aumento da imunidade do organismo.

Tratando-se de vitaminas, é rico em vitamina E e D. A vitamina E faz com que este óleo seja considerado um ótimo antioxidante, inibindo a formação de radicais livres que contribuem para o envelhecimento precoce das células.

Mais poderes

  • Trata estrias e celulites;
  • Ajuda a amenizar a acne;
  • Ajuda a regular o intestino.

Consumo

  • Pode ser consumido puro;
  • Combina com molhos e saladas, sendo usado como tempero;
  • Serve para regar hortaliças cozidas;
  • Também pode ser utilizado na finalização de pratos quentes.

Mais saudável que outros óleos

Diferentemente de outros óleos, o óleo de abacate é resistente a temperaturas mais elevadas. Nos demais, quando utilizados para frituras, refogados e demais pratos quentes, sua estrutura química é modificada. O mesmo não acontece com o óleo do abacate, que permanece com os mesmos nutrientes e propriedades mesmo após levado ao calor elevado. Assim, este óleo é considerado o mais saudável na produção deste tipo de pratos.

Apesar de saudável, tudo em demasia faz mal! Lembre-se de que mesmo tendo diversas propriedades e benefícios, o óleo ainda assim não é totalmente livre de gorduras. Então consuma com moderação e aproveite suas vantagens!