Óleo de açaí – Benefícios e propriedades

Antes o consumo do açaí ficava restrito aos brasileiros que moram no norte do país, mas agora sabemos que ele anda agradando os mais diversos paladares em todas as partes do Brasil. No entanto, agora é a vez do óleo feito com açaí ganhar espaço no mercado e no coração dos brasileiros. O benefício de reduzir as taxas de colesterol é apenas um entre muitos que o óleo oferece, e a facilidade de utilização do mesmo, tem sido outro grande atrativo.

Óleo de açaí - Benefícios e propriedades

Foto: Reprodução

Benefícios do óleo de açaí

O óleo de açaí é obtido por meio de uma prensagem a frio e consegue manter todos os elementos físico-químicos que o açaí contém. Por conter muitos flavonoides, o óleo possui uma forte ação antioxidante, protegendo todas as células do corpo do envelhecimento precoce, melhorando a aparência do cabelo, da pele e das unhas. Diz-se que o óleo de açaí tem 10 vezes mais flavonoides que o feito com uvas vermelhas.

Quando aplicado na pele, puro ou diluído em loções, melhora a aparência da pele, deixando-a mais macia, devido o seu forte poder de hidratação, até mesmo nos locais que geralmente são mais ressecados, como cotovelos e joelhos.

Segundo um estudo recente realizado na USP, o óleo de açaí é um forte cicatrizante, sendo indicado para uso tópico em pessoas com dermatites e afecções. Essa cura acontece graças à alta taxa de fitoesteróis que o açaí possui, e que é potencializada no óleo.

Gengivas, dentes, ossos e vasos sanguíneos também ficam fortalecidos com o consumo do óleo de açaí, que aumenta absorção de ferro pelo organismo, é rico em vitamina C e auxilia no bom funcionamento do sistema imunológico.

Utilização

O óleo de açaí pode ser utilizado de maneira interna ou externa. Caso queira consumi-lo, coloque-o puro sobre os alimentos. Você pode acrescentar óleo de açaí em saladas e em muitos outros pratos prontos, assim como fazemos com o azeite de oliva. É importante ressaltar que o óleo de açaí é impróprio para frituras.

Também é possível, e muito indicado, usar o óleo externamente, misturado a loções, para que seja mais fácil de aplicar. Use 5ml de óleo para cada 250ml de hidratante corporal. Acrescentar óleo de açaí em loções faciais, xampus e condicionadores também pode ser feito, mas com mais cuidado. Use uma menor quantidade, duas a cinco gotas.

O óleo de açaí não possui contraindicações, mas algumas pessoas podem apresentar intolerância ao produto, então faça um teste e comece ingerindo pequenas quantidades.