Óleo de centella asiática – Benefícios e propriedades

A Centella Asiática é uma planta encontrada em países do leste europeu e em alguns países da América do Sul como Venezuela e Brasil, aparecendo espontaneamente em locais onde haja umidade e pouca incidência de luz. A planta de porte pequeno já vem sendo usada na medicina tradicional hindu como remédio caseiro há mais de três mil anos, devido às suas mais diversas propriedades terapêuticas.

Óleo de centella asiática - Benefícios e propriedades

Foto: Reprodução

As partes mais utilizadas da planta são as suas folhas e é através delas que estas propriedades podem ser aproveitadas com a centella asiática em forma de chá, cápsulas ou em forma de óleo. Os óleos essenciais são extratos puros e concentrados extraídos diretamente da planta, o que garante que suas principais propriedades sejam preservadas e assim seja garantido o aproveitamento de seus benefícios. O óleo da centella asiática é extraído diretamente de suas folhas e possui cor verde e um odor e sabor suave característico da planta.

Confira algumas propriedades da centella

  • Vasodilatadora
  • Calmante
  • Refrescante
  • Anticelulite
  • Antirruga
  • Diurético

Benefícios deste óleo

O óleo essencial da centella asiática é mais que indicado para quem quer se ver livre da celulite, aqueles furinhos indesejáveis na pele. A celulite é o resultado de um tecido com poucos nutrientes, sem elasticidade ou colágeno e congestionado com gorduras. A centella age exatamente neste local como regulador, ajudando na normalização da produção de colágeno e melhorando a circulação sanguínea. Isto leva à eliminação das gorduras acumuladas naquele local específico e inibe a retenção de líquido, desta forma impedindo a formação das celulites.

Este efeito pode ser sentido com o uso do óleo acompanhado de massagens e é importante destacar que ao início do tratamento pode ser notada uma piora do tecido adiposo, isto ocorre devido ao processo de liberação da gordura, mas em quatro semanas uma melhora já é visível.

Como usar

O óleo pode ser utilizado como auxiliar em massagens relaxantes (preste atenção a indicação de uso da embalagem do produto, pois óleos essenciais são muito concentrados) e anticelulites e também de forma direta na culinária, aplicado sobre saladas, por exemplo. Ele é contraindicado para quem sofre com problemas de gastrite, gestantes ou mulheres em período de amamentação e qualquer reação alérgica ao produto deve ser observada e seu uso suspenso de imediato para que não haja complicações. Para testar sua sensibilidade ao óleo basta aplicar um pouco na parte interna do braço e aguardar aproximadamente uma hora por qualquer tipo de reação estranha ao mesmo.