Óleo de germe de trigo – Benefícios e propriedades

Apesar de se tratar da mesma semente, ou uma parte bem pequena da mesma, pode ser chamado de germe ou germén de trigo. O nome recebido vem da palavra “germinação”, pois uma nova planta poderá surgir a partir desta parte.

Óleo de germe de trigo - Benefícios e propriedades

Foto: Reprodução

O germe de trigo é bastante subestimado, porque sua aparência não revela nada sobre suas propriedades. Essa subestimação é completamente equivocada, pois o germe de trigo é como um “suplemento” para a saúde do nosso organismo, já que possui propriedades poderosas, proporcionando uma lista enorme de benefícios para quem o consome. Além disso, existe outra forma de consumi-lo, que potencializa seus benefícios, aroma e sabor: o óleo de germe de trigo, retirado através destas pequenas sementes que são prensadas a frio.

Propriedades

  • Cicatrizante
  • Antirrugas
  • Hidratante
  • Estimulante sexual
  • Regulador hormonal
  • Relaxante muscular
  • Anticoagulante

Benefícios do óleo de germe de trigo

Graças à presença de vitamina E, B1, e substâncias como potássio, ferro,  proteínas e fibras o óleo apresenta uma diversidade de benefícios que podem ser aproveitados com o seu uso. A prensagem das sementes de germe de trigo faz do óleo um importante suplemento vitamínico, contribuindo para melhoras significativas na saúde e beleza da pele. O óleo de germe de trigo evita as temidas rugas, combate o ressecamento da pele (nutrindo as células) e acelera a cicatrização de diversos tipos de feridas e queimaduras.

O óleo de germe de trigo consegue ativar as glândulas sexuais e a produção dos importantes hormônios masculinos e femininos. Além disso, na mulher, consegue adiar os problemas provenientes da época da menopausa, além de regular a menstruação daquelas que sofrem com atrasos e antecipação da mesma.

A fadiga muscular, enfrentada geralmente por atletas ou pessoas com um ritmo de vida muito acelerado, é combatida pelos benefícios do óleo, pois ele também atua melhorando a resistência física e muscular do nosso corpo. Ativa também a circulação sanguínea, como um poderoso anticoagulante, além de fortalecer os vasos capilares, evitando problemas no coração e pequenos problemas que costumam incomodar as mulheres: as temidas varizes.

Como consumir?

  • Em cápsulas, que podem ser compradas em farmácias ou lojas de produtos naturais.
  • Aplicando sobre a pele, moderadamente.
  • Outros modos de consumir o óleo devem ser combinados com acompanhamento médico, para saber qual a melhor opção para o seu organismo.

Ainda não se tem conhecimento sobre os efeitos colaterais do óleo de germe de trigo, mas mesmo assim, não exagere no consumo. Também não se sabe de contraindicações, o uso só deve ser suspenso em caso de intolerância individual.