Óleo de grapefruit – Benefícios e propriedades

Diz-se que o grapefruit foi introduzido nas Antilhas por um capitão chinês chamado Shaddock. O capitão era apaixonado pelo fruto e dizia sempre que ele era capaz de fazer maravilhas no corpo, principalmente na pele. Depois disso o cultivo do fruto se espalhou e hoje os EUA, a África do Sul e Israel são os principais produtores da fruta, que em alguns lugares ainda é conhecida como “fruto de Shaddock”.

Óleo de grapefruit - Benefícios e propriedades

Foto: Reprodução

Considerado na aromaterapia da classe dos óleo energizantes, o óleo essencial de grapefruit é muito singular, com sua cor amarelo-claro e suas notas cítricas e bem definidas. A extração dele ocorre por meio de prensagem a frio da casca, onde cada quilo de casca rende 10 gramas de óleo.

Indicações e benefícios

São várias as indicações de uso do óleo de grapefruit, devido a grande gama de benefícios que ele traz e as formas variadas em que ele pode ser utilizado. As aplicações mais comuns dos tratamentos com o óleo são nos casos de combate e prevenção da celulite, melhora nos quadros de depressão, ansiedade e estresse, problemas de fígado e cansaço mental.

Pessoas com cansaço muscular, falta de apetite, dor de cabeça e TPM também devem fazer uso do óleo, que causa um relaxamento capaz de amenizar esses problemas. Em casos de obesidade o óleo também é indicado, pois ele estimula o metabolismo, aumentando o gasto de energia.

Quem tem pele oleosa ou machada pode usar o óleo, que além de suavizar a pele deixa ela mais tonificada. Assim como todos os óleos essenciais cítricos, após o uso do óleo de grapefruit sobre a pele, a exposição ao sol só deve acontecer depois de passadas 24h, para evitar possíveis manchas.

Sugestões de uso

  • Aroma ambiental – Use em aromatizadores e réchauds e deixe sua casa com um cheiro muito agradável. Leve em conta o tamanho da casa ou do ambiente, misture um pouco de água e coloque 01 gota para cada 03 metros cúbicos.
  • Banho de imersão – Tenha a sensação de relaxamento típica do banho de imersão multiplicada por 10: use 06 gotinhas do óleo diluídas em água ou leite.
  • Compressas – Faça compressas frias ou quentes e acrescente 2 a 3 gotas do óleo.
  • Massagem – Misture 30 ml de algum óleo vegetal com 15 gotas do óleo essencial de grapefruit e massageie seu corpo por no mínimo dez minutos.
  • Em loções – Para cada 120 ml de loção corporal você pode acrescentar 45 gotas do óleo essencial. Isso facilita a aplicação, mas você deve ter cuidado para não tomar sol e ficar manchada.