Óleo de groselha negra – Benefícios e propriedades

A groselha negra é uma antiga conhecida das pessoas antenadas. Na década de 80 a bebida do momento – Kir Royale – levava a fruta como um dos principais ingredientes da sua composição, mas o tempo foi passando e o uso da groselha negra foi se tornando cada vez menos frequente. No passado a fruta respondia pelo nome de Cassis, e surgiu com “nome novo” há pouco tempo, desde que começou a ser a queridinha dos produtos cosméticos. Agora o produto que esta chamando atenção para a fruta é o óleo feito a partir dela, extremamente concentrado e capaz de oferecer todos os benefícios que a groselha negra consumida in natura traz para o organismo.

Óleo de groselha negra - Benefícios e propriedades

Foto: Reprodução

Os benefícios da groselha negra

Ribes Nigrum é o nome científico da árvore da fruta, que quando atinge a maturidade chega a 1,5 de altura. A groselha negra é nativa do Norte Europa e uma conhecida fonte de vitamina C e antocianinas, que têm ação antioxidante e além de combater o envelhecimento precoce da pele previnem doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer.

O óleo de groselha negra também auxilia no tratamento de gripes e resfriados, previne diarreias, diminui consideravelmente a incidência de tosse, estimula o sistema nervoso e favorece a digestão, sendo, por isso, indicado a pessoas que sofrem com prisão de ventre.

A atuação do óleo como anti-inflamatório também é muito eficaz. Artrite reumatoide e dermatite atópica são algumas das doenças amenizadas graças a essa característica da fruta, que diminui até a ocorrência de infecções e os sintomas típicos da menopausa e da Tensão Pré-menstrual (TPM).

Com o uso frequente do óleo é possível notar uma melhora na aparência da pele, que fica mais hidratada e mais firme. E os cabelos seguem pelo mesmo caminho e ficam mais fortes e tem seu crescimento acelerado.

Emagrecedor

São suas propriedades diuréticas que ajudam no emagrecimento. Por isso é preciso beber muita água enquanto o tratamento está sendo realizado.  Por ser também um forte anti-inflamatório natural, além de combater algumas doenças o óleo de groselha negra ajuda na diminuição da celulite.

Recomendações de uso

Não tem segredo algum no consumo do óleo de groselha negra. Você o encontra em cápsulas que geralmente são vendidas em farmácias e lojas de produtos naturais. As cápsulas devem ser tomadas diariamente, de preferência antes das refeições, não ultrapassando o limite de 4 cápsulas por dia.