Óleo de linhaça – Benefícios e emagrecimento

Todo mundo conhece a linhaça e a ajudinha que ela dá na hora de afinar a silhueta. Mas sobre o óleo de linhaça e suas propriedades, você já ouviu falar? Além de também ajudar no emagrecimento e ser prático na hora de consumir, o óleo de linhaça é rico em diversas vitaminas e reduz consideravelmente o nível do colesterol.

Óleo de linhaça - Benefícios e emagrecimento

Foto: Reprodução

A linhaça

Divididas em duas categorias distintas, a linhaça, que pode ser escura ou dourada, é uma semente que provém do linho, uma planta muito utilizada na indústria têxtil na fabricação de tecidos com alta durabilidade. Seu cultivo é datado de cerca de 3000 a.C. e seus benefícios a saúde são conhecidos desde então. A planta, nativa do Canadá, é objeto de pesquisas científicas que visam comprovar seu poder medicinal ainda hoje.

Mais do que emagrecer

O emagrecimento causado pelo consumo de óleo de linhaça se dá pela sensação de saciedade que ele passa e por ter a capacidade de reduzir a massa de gordura do corpo através da aceleração na queima de gordura principalmente abdominal, fato que já  foi comprovado cientificamente. Quando ingerido ele se transforma numa espécie de esponja, que absorve gordura e toxinas do corpo, para depois eliminá-las nas fezes.

Mas os benefícios que o óleo traz não se restringem a isso.

É conhecido do óleo a função de diminuir o colesterol alto, porém o consumo deve ser combinado com uma alimentação saudável, para que esse efeito seja sentido. Doenças cardíacas são evitadas assim como a probabilidade de surgimento de tumores. Unhas e cabelos crescem mais saudáveis durante os tratamentos feitos com o óleo e até os sintomas característicos da menopausa são aliviados.

Minerais, proteínas e vitaminas, em especial a Vitamina E, são encontradas no óleo de linhaça, que retarda o envelhecimento da pele e de todas as células corporais, além de combater doenças degenerativas.

Outros benefícios conhecidos

  • Combate doenças que atingem o sistema digestivo;
  • Auxilia na boa digestão;
  • Deixa a pele mais saudável;
  • Combate a acne;
  • Equilibra os hormônios;
  • Controla aos níveis de açúcar no sangue;
  • Evita problemas respiratórios e alivia as doenças respiratórias crônicas, como a asma.

Como consumir

Não há mistério para incluir o óleo de linhaça na alimentação. Ele pode ser adicionado a saladas, sucos, vitaminas e em uma infinidade de pratos frios e quentes. O mais importante é que você não deve ultrapassar o consumo de duas colheres de sopa de óleo de linhaça por dia, e deve sempre ingerí-lo 30 minutos antes da refeição.