Óleo de manga – Benefícios e propriedades

O óleo de manga atualmente está sendo muito utilizado na fabricação de cosméticos, isso porque ele possui um alto grau de emoliência e com seu uso frequente consegue-se melhorar a aparência dos cabelos e das unhas, além de deixá-los mais fortes e bonitos. A boa notícia é que você pode usá-lo em casa, de maneira simples e rápida e conseguir efeitos ainda melhores do que os prometidos pela indústria cosmética e farmacêutica.

Óleo de manga - Benefícios e propriedades

Foto: Reprodução

Óleo de manga

Para obter o óleo, cheio de ativos que beneficiam todo o nosso corpo, o caroço da manga é prensado a frio, por isso o óleo de manga é 100% natural e consegue conservar as principais propriedades físico-químicas de cada elemento contido nela. As características como aroma, cor e sabor são potencializadas durante o processo. O odor e o sabor do óleo são característicos da fruta e a cor dele é amarelo escuro.

Propriedades

O valor nutricional do óleo de manga é altíssimo. Nele podemos encontrar vitamina A, vitamina C, e várias vitaminas do complexo B em grande quantidade. Os sais minerais fósforo, cálcio e ferro também marcam presença, assim como o betacaroteno. Quando usado com frequência o óleo consegue promover uma melhor hidratação na pele e no cabelo, além de ajudar as unhas e os fios a ficarem mais fortes e bonitos. Esse efeito que o óleo de manga possui se deve a grande quantidade de triglicerídeos emolientes e potássio que ele possui. Esses triglicerídeos conferem maciez e suavidade a pele, além de prevenir o ressecamento do cabelo, sendo por isso muito útil no verão.

Como usar

Você pode usar o óleo de manga de várias formas, a mais indicada é por via oral. Consumir o óleo de manga é benéfico para a saúde, pois traz para o corpo a grande quantidade de vitaminas, sais minerais e propriedades medicinais contidas nele. Ele deve ser usado em seu estado puro e pode ser colocado sobre saladas e pratos quentes, antes ou durante o preparo deles. Lembre-se de não usar esse óleo para frituras, ele é impróprio para isso, e evite ultrapassar a quantidade de duas colheres de sopa do óleo por dia.

É possível também acrescentar o óleo de manga em xampus, máscaras capilares e loções corporais, respeitando sempre a medida de 10 gotas para cada 100 ml do produto.

O óleo de manga não possui contraindicações, mesmo assim é importante fazer o teste de sensibilidade: passe um pouco de óleo no seu antebraço, se após uma hora a área ficar irritada suspenda o uso.