Óleo de hortelã pimenta – Benefícios e propriedades

Um dos óleos essenciais mais utilizados nos tratamentos da aromaterapia e em procedimentos caseiros é o de hortelã pimenta. Além do cheiro muito agradável que ele deixa no ar, esse óleo essencial possui substâncias que atuam como analgésicos, além de ser um forte expectorante, sendo, por isso, recomendado principalmente durante o período de inverno.

Óleo de hortelã pimenta - Benefícios e propriedades

Foto: Reprodução

A hortelã pimenta

É dessa planta, cuja história está envolta em lendas gregas e egípcias, que é extraído um dos mais importantes óleos essenciais utilizados atualmente. A hortelã pimenta é originária do Mediterrâneo, mas tem seu cultivo espalhado por vários países como Inglaterra, EUA, Japão e Itália. Os egípcios, apreciadores da planta e da sua utilização na medicina, temperavam o vinho com a erva e era dita como um potente remédio contra diarreia, náusea, vômito e muitos outros problemas que afligiam o aparelho digestivo.

Quem deve usar

Pessoas com problemas estomacais variados, que sofrem com cólicas constantes, e pessoas que sofrem com enxaqueca sentirão os benefícios do uso do óleo essencial de hortelã pimenta assim que iniciarem o tratamento. Por ser um poderoso expectorante, o óleo é indicado também para quem foi acometido por algum dos males típicos do período invernal, como resfriados, tosse e catarro, dentre outras doenças respiratórias.

Quem tem criança em casa também deve usar o óleo, que funciona como antisséptico e protege o corpo de doenças oportunistas como catapora e gripe, além de combater infecções. Quem tem problemas com acne em excesso, estresse e dores nas juntas deve iniciar um tratamento com o óleo essencial de hortelã pimenta, que atua também contra a sinusite e melhora circulação. Também é conhecido por evitar o acúmulo de gases estomacais, principalmente em bebês.

Indicações de uso

Para ter acesso a todas as propriedades terapêuticas contidas no óleo essencial de hortelã pimenta, você pode escolher entre as seguintes formas de uso:

Massagem – É possível misturar o óleo de hortelã pimenta a outros óleos vegetais e realizar uma massagem. A massagem deve durar no mínimo 10 minutos e ser feita principalmente nas costas e no peito, quando a intenção for aliviar a tosse.

Banho – Com a banheira cheia, misture cerca de 5 gotas do óleo na água e permaneça imersa pelo tempo que achar necessário. Contusões e dores musculares são amenizadas com esse procedimento, além de ser eficaz também no combate a enxaqueca.

Inalação – Coloque algumas gotas do óleo essencial misturadas com um pouco de água em réchauds ou difusores ambientais. Essa é uma das maneiras mais eficazes de conseguir os benefícios que o óleo traz para o organismo. Faça esse procedimento duas vezes ao dia.