Óleo de ylang ylang – Benefícios e propriedades

O óleo essencial de ylang ylang acalma os batimentos cardíacos, diminui os sintomas que antecedem a menstruação e funciona como antidepressivo. Muito utilizado na aromaterapia, o óleo de ylang ylang pode ser utilizado de diversas formas relaxantes como em banhos e inalações, e possui, em grande concentração, inúmeras propriedades terapêuticas.

Ylang Ylang

Flor de ylang ylang

Foto: Reprodução

O significado do nome ylang ylang é “flor de flores” e “fragrância das fragrâncias”. Essa árvore, de onde é extraído um óleo essencial muito forte, é originária das Filipinas e tem seu cultivo difundido por toda a Ásia. A fragrância do óleo essencial de ylang ylang é adocicada, floral e com toques apimentados, por isso ele é utilizado como matéria prima de vários perfumes. No Brasil, foi na década de 20 que a planta começou a ser comercializada. Os japoneses, os maiores fornecedores na época, importavam a planta sob o nome de “Kananga” e exaltavam principalmente suas propriedades afrodisíacas.  Tendo recebido no começo o nome de “Kananga”.

Indicações e benefícios

O uso do óleo essencial de ylang ylang é indicado para pessoas depressivas e que sofrem com hipertensão, pois ele é relaxante e baixa a pressão arterial. A insônia também é combatida com o uso do óleo, principalmente por meio de inalação. Pessoas com problemas nos músculos e na circulação também são beneficiadas com o uso do óleo, que quando misturado ao óleo de coco protege os cabelos dos danos causados pela água do mar.

Na aromaterapia a fragrância de ylang ylang é usada nos tratamentos que trabalham a superação dos medos, da raiva e do ciúme. Seu odor é afrodisíaco, tornando-o perfeito para apimentar os momentos mais íntimos entre os casais.

Em casa

Você pode usar o óleo essencial de ylang ylang de várias formas, entre as mais utilizadas podemos destacar:

Aromatizador de ambientes – Coloque algumas gotas do óleo diluídas em água em aromatizadores elétricos ou réchauds cerâmicos. Use 1 gota para cada três metros cúbicos de alcance.

Banho de Banheira – Relaxe na banheira sentindo os benefícios do óleo de ylang ylang. Em uma banheira cheia coloque até 06 gotas do óleo essencial diluído em óleo vegetal ou leite.

Ducha – Essa é a forma mais simples e rápida de desfrutar das vantagens do uso do óleo. Pingue cinco gotas do óleo em algum canto do Box e inale durante o banho. Você pode também misturar três gotas do óleo em uma colher de sopa de óleo vegetal e passar pelo corpo todo enquanto toma banho.

Escalda pés – Dilua 06 gotas do óleo essencial de ylang ylang em uma colher de óleo vegetal e misture em 4 litros de água quente. Durante o inverno é possível fazer o processo com água fresca.

Inalação – Coloque 1 litro de água quente em um recipiente e acrescente 4 gotas de óleo essencial. Com os olhos fechados, posicione sua cabeça em cima do recipiente e cubra com uma toalha. Inale por no mínimo 5 minutos.