Óleo de eucalipto

Os óleos essenciais são naturais e altamente concentrados por serem extraídos diretamente das plantas, carregando as propriedades da mesma de que é proveniente. Eles são usados na aromaterapia penetrando em nosso organismo pelo sistema respiratório por meio da inalação, e pela pele, diluído em bases vegetais que são usadas em massagens e compressas, por exemplo, proporcionando a manutenção da nossa saúde e vitalidade de forma natural e eficaz.

Óleo essencial de eucalipto

Foto: Reprodução

Desde a antiguidade, na época do antigo Egito, da Roma e Grécia Antiga, os óleos essenciais são utilizados como preventivos para doenças, devido aos seus ricos componentes químicos que ativam a produção de substâncias reparadoras de nossa saúde física e psicológica. É importante ressaltar que apenas os extraídos naturais devem ser utilizados na aromaterapia, pois os sintéticos não possuem propriedades terapêuticas e podem vir a causar sérias intoxicações.

Os óleos essenciais são a alma da planta, sua substância mais pura e concentrada, são altamente voláteis, isto é, evaporam rapidamente quando entram em contato com o ar e ao contrário do que muitos pensam são bem diferentes dos óleos gordurosos com uma consistência mais oleosa e aquosa que eles. Eles podem ser encontrados em diversas formas.

Benefícios do óleo essencial de eucalipto

O óleo essencial de eucalipto possui propriedades relaxantes para os nervos, revigorante, expectorante, e alivia dores musculares. Ele pode ser aplicado de diversas formas para ajudar na manutenção da nossa saúde. Veja abaixo algumas delas.

  • Massagens Aromáticas: Para aplica-lo em massagens é preciso que se escolha uma base ou óleo vegetal e o misture com 30 ml do óleo. Não há uma regra para a escolha do óleo, podendo-se misturar vários criando seu próprio óleo de massagem e aroma.
  • Inalação: Este método é bastante comum, principalmente como descongestionante nasal e para dores de cabeça. Adicione de três a cinco gotas do óleo num copo com água quente cobrindo com um pano e deixando apenas uma pequena abertura. Inale por alguns minutos.
  • Spray: Geralmente usado para passar roupa, com a mistura de três colheres de sopa de álcool para 20 gotas do óleo essencial de eucalipto com certa quantidade de água. Agite bem antes de usar.
  • Aroma Ambiental: Pode ser usado em velas para dar um aroma mais natural ao ambiente.
  • Banhos Aromáticos: No uso em banhos aromáticos o óleo essencial de eucalipto serve para aliviar tensões e lesões musculares, insônia, irritações de pele e o estresse do dia a dia.
  • Compressas: Prepare uma mistura com uma pequena quantidade de óleo essencial com água morna ou fria e molhe um pano fino, tirando o excesso do líquido e aplicando sobre a área do corpo afetada. Serve para aliviar tensões musculares, lesões, dores menstruais e dores de ouvido.
  • Escalda Pés: Misture uma pequena quantidade do óleo essencial em quatro litros de água morna e deixe os pés descansarem na mistura até que a mesma fique fria.
  • Gargarejo: Faça a mistura de uma colher de mel, três gotas de óleo essencial, e água num copo de tamanho normal. Faça o gargarejo quantas vezes preferir.