Óleo de jasmim – Benefícios e propriedades

Jasmim é uma planta de pequeno porte, com flores brancas e muito perfumadas que geralmente não chegam a passar dos dois centímetros. Ela é provavelmente originária do Irã, mas tem a China e Índia como suas maiores produtoras em escala mundial, onde é utilizada tanto na culinária como em tratamentos de diversos males.

Óleo de jasmim - Benefícios e propriedades

Veja os benefícios do óleo essencial de Jasmim. | Foto: Reprodução

Uma curiosidade sobre o Jasmim é que, devido ao seu aroma intensificar-se durante o período da noite, ele é conhecido como “rainha da noite” ou “luar da floresta”, e é também nesse horário que é feita a sua colheita para a produção do óleo essencial. Esta se dá por um método de extração conhecido como enfleurage onde ele é depositado sobre uma camada de gordura formando um absoluto e depois é retirado o óleo por meio da destilação a vapor. A grande quantidade de pétalas que precisa ser usada na produção do óleo para que ele adquira a intensidade desejada do aroma é o que encarece o produto em sua finalização.

Propriedades do óleo de Jasmim

O óleo essencial de Jasmim, além de ser considerado um afrodisíaco por conta de seu aroma forte e intenso, possui propriedades antidepressivas, de relaxante muscular e nervoso, analgésico de forma suave, anti-inflamatório, antisséptico, cicatrizante, sedativo, tônico, expectorante, parturiente, e emoliente. Seu aroma possui características fortes, doce com prolongado floral, quente e exótico com um leve tom de frutas.

Benefícios

Graças as suas propriedades analgésicas/anestésicas o óleo pode ser utilizado como auxiliar no tratamento de dores de cabeça, depressão (e depressão pós-parto por promover o equilíbrio dos hormônios), insônia e estado nervoso associado a TPM. E menopausa. Durante o período menstrual é ótimo para o alívio das cólicas. É útil para pessoas com espasmos musculares e entroses, por exemplo, aliviando também os brônquios promovendo uma respiração regular e mais profunda deixando aliviado quem está com tosse ou em estado de rouquidão.

Com a fama de afrodisíaco o Jasmim também é tido como estimulador sexual aumentando o número de espermatozoides podendo ajudar em casos de impotência e frigidez. Para o tratamento de infecções vaginais também é empregado. Para uso estético o óleo misturado a hidratantes, loção ou gel sem aroma pode promover a regeneração celular deixando a pele com aspecto mais limpo e bem cuidado aumentando sua elasticidade. É indicado principalmente para as peles secas e sensíveis, mas podendo ter os efeitos aproveitados em todos os tipos de pele.