Óleo de ojon – Descubra seus benefícios para os cabelos

Toda mulher sabe da importância de um cabelo bem hidratado, a hidratação traz mais vida, brilho e maciez para as madeixas deixando-as com um aspecto revigorante. E não é de hoje que conhecemos o famoso óleo de argan, que chegou ao Brasil há um bom tempo e que ainda vem fazendo a cabeça das brasileiras por ser um ótimo reparador além de proteger os fios contra os danos do dia a dia. Contudo o óleo de argan está com seus dias de fama contados, pois um novo óleo está ganhando espaço, mesmo que timidamente, nos salões de beleza, o óleo de ojon.

Óleo das sementes de ojon

Foto: Reprodução

O óleo de ojon é rico em lipídios e possui substâncias semelhantes as presentes no cabelo. Ele é extraído da noz de uma palmeira típica das regiões caribenhas e foi sempre utilizado pela população nativa. O ojon é conhecido como milagre do Caribe ou líquido precioso, por promover a renda das comunidades da região onde é cultivado e por oferecer benefícios diversos para os cabelos dando a eles um brilho exuberante e maciez notável, penetrando ainda mais fundo nas raízes que o óleo de argan.

Benefícios e modo de usar o óleo de ojon

Benefícios do óleo de ojon para os cabelos

Foto: Reprodução

O óleo puro de ojon pode ser misturado às hidratações e processos químicos como progressiva e tinturas formando uma camada protetora sobre o cabelo e fazendo com que ele não seja tão agredido.

O óleo em forma de sérum e antifrizz pode ser usado nos cabelos secos deixando-os com um brilho natural e super macio. Ele não deixa as madeixas com aquela aparência pesada.

A máscara de tratamento pelo óleo de ojon é indicada principalmente para os cabelos danificados por processos químicos como tintura, descoloração e progressiva. Os cabelos cacheados, que são naturalmente mais ressecados, também entram nesse time. É indicado o uso da máscara uma vez por semana, e uma dica caso sinta o cabelo mais pesado por conta da aplicação é aumentar o espaçamento entre as mexas na hora de aplicá-la.

Por se tratar de um óleo raro e ainda não muito conhecido, o óleo de ojon ainda é  vendido a preços um tanto salgados para os nossos bolsos e, por enquanto, é disponibilizado por duas marcas aqui no Brasil A Alpha Line, que apresenta shampoos a partir de R$ 19,20 e pela Reversin Miskito com máscara de R$ 109,20. A linha de hidratação Novex também oferece o óleo de ojon em alguns de seus cremes.

Há muita expectativa sobre o óleo de ojon e estima-se que ele torne-se tão popular quanto o óleo de argan, podendo assim tornar-se mais acessível em questão de preços.